sexta-feira, 1 de junho de 2012

REFLEXÃO FINAL






Reflexão final, estágio no serviço de  segurança e saúde no trabalho




No âmbito da Unidade Curricular, Estágio de Aprendizagem IV, inserida no 2º Semestre do 4º Ano do II Curso de Saúde Ambiental, da Escola Superior de Saúde de Beja, realizei ao longo de treze semanas o estágio numa Unidade Local de Saúde do país, mais propriamente, num Hospital, no Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST).

 Esta fase do curso foi sem dúvida uma das mais atraentes e benéficas, pois tive a oportunidade de colocar em prática grande parte dos conhecimentos que adquiri ao longo do curso, e ao mesmo tempo aprendi a verdadeira realidade do que é a área da Segurança e Higiene no Trabalho no terreno.

No estágio tive a possibilidade de intervir nas diversas áreas da Segurança e Higiene no Trabalho, onde destaco a Qualidade do Ar interior, Prevenção dos Riscos Psicossociais e Resíduos Hospitalares, sendo que esta última área me proporcionou grande interesse dado o  cuidado que é necessário ter, desde a selecção, passando pela recolha até ao tratamento final deste tipo de resíduos. A perigosidade que a sua manipulação oferece a todos os profissionais que com eles contactam nas várias etapas e o seu não tratamento compromete seriamente a saúde pública de todos, sendo muito importante a existência de um técnico de Segurança e Higiene na sua gestão.

Durante este percurso deparei-me com algumas dificuldades, mas nunca foi nada de inultrapassável, pois com muito trabalho ao longo do estágio, uma grande responsabilidade, com o encaminhamento, apoio e ajuda dados pelo professor orientador de estágio e pelos profissionais que integram o SSST, todos os obstáculos foram superados e os meus conhecimentos consolidados.

Ao longo desta experiência, não poderei deixar de referenciar o quanto fui bem recebido e respeitado por todos os profissionais com quem contactei na instituição, onde encontrei um verdadeiro ambiente familiar.

  Mas, sem dúvida quero deixar um agradecimento especial ao meu orientador de estágio. O Rui é uma pessoa humanamente extraordinária, posso afirmar, um amigo. A sua paciência, os seus conhecimentos, e quero reforçar são muitos os conhecimentos que detém no que respeita a esta área, contribuiu fortemente para a valorização dos meus conhecimentos e do meu percurso académico.

É com uma enorme gratidão, amizade e muita saudade que escrevo estas palavras… o estágio de Aprendizagem IV chegou ao fim.

David Ralha


Sem comentários:

Enviar um comentário